Pular para o conteúdo principal

Colmar, na Franca

Minha  amiga Ellen, queridíssima, engracada e que me faz rir o tempo, mora também na Alemanha e veio há alguns dias nos visitar. Aproveitamos e fomos conhecer uma cidadezinha francesa chamada Colmar, que fica uns 50 km de onde moramos. Ainda nao conhecia.  Foi uma grata surpresa encontrar um lugar tao fofinho e tao perto da gente.



É uma cidade lindinha e antiga. Existe desde o ano de 823!


Eu já havia estado em Colmar,  que já se chamou Kolmar numa época em que pertencia a Alemanha, alguns anos atrás, pra assistir um show, mas era de noite e nao havia visto nada da cidade. Foi em Colmar que assisti a maluca da Nina Hagen (quem nao lembra da doidinha no Rock´n Rio de 1989? foi mesmo 89?) Assisti também no mesmo show, o gentil Mick Hacknall, do Simply Red, no famoso Festival Internacional de Colmar. A cidade também tem uma festa do vinho, que é muito bacana.
 

 A cidade está situada na Alsácia, conhecida por suas videiras que podem ser vistas por toda a regiao, producao de bom vinho e queijos maravilhosos!!!


e que tem umas lojinhas de tirar o fôlego!


O que mais chama a atencao em Colmar, sao as casas, em sua maioria, construídas na idade média e renascenca. E suas ruelas entrecortadas por pequenos canais, o que também lhe confere um ar agradável e medieval. É a pequena Veneza da Franca. Charmosinha que só ela!


Foi ótimo passear com a Ellen e o Pedrinho pela cidade. Fomos a Colmar, porque a Ellen tinha lido num site brasileiro, que ela é uma das nove cidadezinhas encantadoras na europa pra se conhecer. Conhece essa lista

Amamos também um café chamado Au croissant dore em que comemos uma torta maravilhosa. 
Olha que charme!




As fotos ficaram com uma cor estranha porque eu esqueci de mudar a configuracao na máquina. Mas dá pra ver que é uma fofura, nao dá? Conversei um pouco com a dona do lugar, uma senhorinha super gentil que fala um pouco de alemao e que me disse que tudo o que decora o café, pertence a ela, que foi juntando suas cosinhas por anos e anos. 
Aiinnn...se eu pudesse trabalhar ali, seria a garconete mais feliz do mundo. Que delícia de lugarzinho!

* * *

Ellen querida, amei nosso passeio. Volta de novo pra irmos a Equisheim;-)

Comentários

  1. Colmar é linda mesmo. Vou voltar lá de novo ainda neste verão, pois quando fui era inverno e estava muiiiito frio! Quero vê-la no verão :-). Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nina, que encanto de cidade! Vou lá conferir as outras da lista.
    As fotos ficaram ótimas! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina
    Que lugar aconchegante! tão belo, dá até vontade de entrar dentro do pc só para estar aí!
    As fotos ficaram maravilhosas!
    amei!

    um grande bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá mamãe Nina... quanto tempo não venho até aqui xeretar! e olha que agora a Laura nem está mais aqui... virou um blog oficial da Mãe certo? Que cidadezinha mais linda... parece aquelas de filmes! amo o Brasil, mais sei que esse tipo de cenário jamais vemos por aqui... ai penso seriamente: um dia preciso visitar o exterior! me surpreender com esse tipo de visão...
    Como você esta Nina querida? e os filhos? marido? espero que bem!!
    Estou com um certo tempo livre rs e creio que poderei vir mais vezes aqui pra ler os posts e me atualizar das novas aventuras dessa mamãe antenada no mundo blogueiro :D

    Um beijo com sabor de saudades! ^^

    ResponderExcluir
  5. Tudo lindo demais, Nina!
    Eu não fui, mas também amei, passeei contigo neste lugarzinho charmoso e pitoresco.
    A janela florida está uma lindeza.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  6. Essas mini cidadezinhas na europa sao um encanto só, sou apaixonada por elas. Adorei as fotos e o café parece um lugar superaconchegante!!

    beijinho

    ResponderExcluir
  7. Cidade vintage! hahaha Tudo e charmoso! Cidade fofissima! Adorei a lista... Bjaooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário