Pular para o conteúdo principal

Como num filme de Almodóvar

Adoro os filmes de Pedro Almodóvar. Ele me conquistou numa época rebeldinha da minha vida, quando tinha pavor dos filmes hollywoodianos. Confesso que até hoje tenho um pouco de raiva deles e nao sou grande fa, mas já nao ligo mais pra rebeldia antimperialista, somente vejo o que me interessa e me emociona ou faz rir. Mas continuo louca pelo Almodóvar


Nasceu nesse tempo a vontade de conhecer Madri. Estivemos lá há algumas semanas. Eu sabia que iria gostar, mas nao sabia que gostaria tanto! Madri é muito bonita, é uma cidade cheia de vida, uma das poucas que já conheci na europa que tem essa pulsacao de vida, forte, vibrante.
Madri tem  que estar na sua lista de viagem,viu?

Hoje ela passou pro terceiro lugar das minhas cidades preferidas: 1° lugar, Rio! é claro, 2° ainda é Roma e 3° Madri. 
Pela beleza de vida que vi ali, pela beleza das construcoes, pela beleza do povo e da língua, Madri me conquistou. 
É toda linda e gentil. Sabe que foi lá a cidade que vi mais gente oferecendo lugar pra idosos em transportes públicos? Aqui na Alemanha, esqueca isso, você cansa de ver velhinhos caquéticos, em pé nos ônibus, bondes ou trens com gente jovem sentadinha. Acho que aqui os velhos assustam, você nunca sabe como agir com eles, já que eles se acham muito fortes, jovens e nunca precisam de ajuda... um saco! Deve ser por isso que o povo nao oferece lugar. Mas isso nao é assim em Madri. Todos se levantavam quando me viam entrando com Pedrinho, mesmo ele estando num carrinho de bebê.  Sim sim, nao ofereciam só pros velhos, tá?


E o que Almodóvar tem a ver com isso?


Simples, ao andar por Madri você tem a impressao de estar dentro de um filme de Almodóvar, senta num restaurante ao ar livre e ouve aquele espanhol rápido, divertido, aquele sotaque que se ouve nos filmes dele, eu ficava inconscientemente à procura de Penélope Cruz ou da maravilhosa Victoria Abril ao meu redor, sério! Foi encantador andar pela ruas lindas de Madri e ouvir aquela coisa rápida saindo desesperadamente das bocas madrilenhas. Encantador, simplesmente, nao há outra palavra.
E o mais legal? Notar que eu posso entender espanhol e até arriscar hablar, saia toda orgulhosa por falar alguma coisa e ser entendida por ali! Me diverti notando a vergonha de falar espanhol passar longe de mim em Madri. Explico: nunca  achei espanhol muito bonito e sempre tive vergonha de falar algo nesse idioma. Além disso, é a primeira vez que viajo a um país que fala espanhol, o que pra mim, é  até certo ponto, vergonhoso, já que somos rodeados de países assim, na América do Sul.







Entao ficamos combinados? Deu pra entender que este é mais um postzinho de dica de viagem,  né? Vá a Madri quando puder, mesmo se nao gostar de Almodóvar, tá bom?...



agora me diz, tem como nao gostar dele?

Comentários

  1. Oi amiga!

    Sim, pode ter certeza que Madri já está na minha listinha (ou será listona? rs) de lugares que quero conhecer...

    Um grande beijo, fiquem todos com Deus!

    Hasta luego chica! (rs)

    p.s: ah, gostei muito de Maceió, o mar de lá é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Humm que legal!! Eu sou doida para conhecer Barcelona! Acho que vou ficar surtada de encantada. hihi Aqui na holanda acho que o destino mais comum de viajem, tanta gente ja foi. Mas minha paixao vem bem antes disso. Legal saber que Madri e assim, ter sua impressao de la, pois tinha escutado coisas diferentes de la, mas qdo eu for quero ir com essa vibe tbm. Vou pensar assim! E lembrar de voce ^^
    Adoro Almodovar! Lembro que o primeiro filme que assisti foi Kika. Uma loucura pois eu tinha uns 10/11 anos e inventei de fazer um cinema em casa, chamando varios amiguinhos. Fui na locadora e peguei esse, pois tinha gostado das cores da capa e ate do nome...kkk Loka!! O filme tem muitas cenas fortes!! Ainda bem que as criancas foram embora antes das cenas, pois elas estavam achando o filme bem chato. hahahha
    Nunca esqueco!
    Entao Madri ja para lista!

    bju bju

    ResponderExcluir
  3. Ta ai uma das vantagens de se morar na europa né, estar perto e a um preço bem mais acessível de muitos países interessantes! Quero conhecer tudinho! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nina queridoca!
    Então estavas dando um giro por Madri!
    Todos são unânimes nesses elogios à esta cidade espanhola e eu tenho muita vontade de conhecê-la também, mas antes tenho que ver outras que são também muito famosas.
    Meu conhecimento de europa restringe-se apenas a Portugal e Inglaterra.
    Logo, logo, verei mais outas, mas já anotei suas dicas.
    beijitos espanholitos então

    ResponderExcluir
  5. Juli menina, eu tava ontem pensando em como tu tava demorando de Maceió, que bom que gostou!! me fez lembrar de novo, que tenho que postar sobre nossa ida a Alagoas, nossa eu sou a maior boleira :-(
    Chris, ahahaha, tu é doida, Kika nessa idade??? ahaha,gostei mt da razao, colorido! É assim os filmes dele, adoro as cores tbm. Kika é ótimo, mas de fato ,assustador pra criancinhas, ahaha, doidinha.

    Tbm acho isso o máximo Cá, essa facilidade que temos morando aqui de dar uma passeada com precos relativamente bons. Menina me dá uma raiva quando vejo brasileiro se exibindo no Brasil que foi nesse ou naquele lugar na europa, oooh frescura, é tudo perto...

    Beth, e tu conhece o que eu ainda nao tive a oportunidade de conhecer, Portugal e Inglaterra, deve ser tao bonito!! Mas olha, coloca Madri nos teus planos, aposto como tem Paris, aí né? Tá, tá pode ir a Paris, mas nao esquece de colocar a linda Roma, e quem sabe, Berlim????
    Recomendo Budapeste tbm, e LINDA demais!

    Um beijo carinhoso e todas

    ResponderExcluir
  6. Nina lindeza, que post gostoso, adorei as fotos cheias de sensibilidade e a beleza suave de Madrid!
    Visitei esta cidade há muito tempo mas foi a trabalho e portanto, não curti muito. Mas fiquei com gostinho de quero mais! No tempinho livre que tive eu corri pro jardim botânico, um dos mais lindos que já conheci! A flora espanhola é de tirar o fôlego! Bem como os filmes de Almodovar...
    Bjs e continue compartilhando os lugares lindos que vc visita conosco!
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, xará! Fiquei encantada! Espero fazer essa viagem!

    (quanto às cidades preferidas, concordo com você, Rioooo! E amo também Vila Velha, no ES, conhece? )

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Nina querida!!!
    Eu tambem tive a minha epoca Almodovar, adoraaaava, comecei a gostar com aquele filme "mulheres a beiras de um ataque de nervos".
    Voce ate me deu a ideia de pegar uns no netflix, o ultimo que vi foi o "volver" que gostei muito !!!
    Eu fiz varias amizades espanholas la em Cancun,o povo agradável!!!!
    Valeu a dica Nina!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Nina querida,
    Hoje busquei feito louca o livro Ziraldo menina Nina e toda vez que perguntava lembrava de vc.
    Amooo Almodovar escolhi o apelido (apodo em espanhol) Lola porque acho Almodovar puro.
    Conheço Madri, quando morei na Espanha ia sempre inclusive o consulado japonês lá imagine uma brasileira falando espanhol com um japonês falando espanhol ?
    Eu acho que a Espanha inteira é vibrante como a Madri que vc descreveu, qd se vem de um país como a Alemanha, Madri é quase Rio de Janeiro. Eu que fui a Espanha depois de um tempo morando na Toscana me senti numa terra colorida de céu azul (como na Italia faz mais frio, dificil o dia de inverno com céu azul, ao contrario da Espanha mesmo no inverno os dias ensolarados são bem mais frequentes), pessoas simpáticas, musicais, informais, a noite vc pode "salir de tapas" ao contrario da Italia vc entra num restaurante tem que sentar e comer, na Espanha vc senta no balcao pede una cerveza e "pica", sem formalidades.
    Amo essa terrinha tb. Meu coração tá virando um favelão.
    Como sempre, amei seu post.
    bjao
    Lola

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!!!

    Eu amo cinema e adoro Almodóvar, mas ainda não assisti todos os filmes dele, por aqui tem épocas que passam semana de filmes iranianos, japoneses, etc... gosto de assistir todos os tipos pois cinema é algo maravilhoso. Espero um dia conhecer Madrid. Este teu post ficou perfeito!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderExcluir
  11. Ai Marcinha, definitivamente, Madri nao é pra viagens a trabalho :-) Tbm conhecemos o jardim botânico, é lindo mesmo, mas fomos mt rapidamente porque estávamos com uma amiga espanhola que há anos nao via e a gente queria mesmo era tomar "una cerveza" e comer um sanduiche de jamón no mercado da cidade, que puxa, esqueci o nome, mas que adorei, tem um estilo super jovem e bacana, mt representativo da cidade.

    Oi Nininha, do ES conheco somente Guarapari, que noooossa, acho linda, o que sao aquelas praias??!! Já me falaram de Vila Velha, mas nunca tive a chance de conhecer :-(

    Taaaatiiii, eu tbm o conheci através desse filme, gente, eu adorei. É mt bom o Mulheres à beira de um ataque de nervos, amo!!!

    Realmente, Lola é mt Almodovar :-) e ai, encontrou o livrinho do Ziraldo? Tu é uma fofa. Eu sabia que tu iria escrever um comment bom desse Lola, caso tu lesse esse post, e claro que tu completou o post com perfeicao, era tudo isso que faltava ao post e que eu nao escrevi. Obrigada Lolita. Esqueci mesmo de comentar quao azul é o céu madrilenho... lindo demais! E a comparacao com Alemanha e Itália é mesmo perfeita, aquilo é o Rio pra quem mora aqui :-) Acho a Itália linda, amo, amo, amo, mas confesso que nao gosto mt dos italianos, sao meio metidinhos, mas os espanhóis parecem tao bacanas.

    Oi Bia, puxa, esses festivais de cinema sao mesmo sensacionais, eu gosto de tudo que saia um pouco desse lance de Hollywood, sabe? Nao sou grande conhecedora, mas gosto mt dos filmes escandinavos, ouvi falar que os iranianos sao mt bons, nao lembro de ter visto nenhum, acho que vou dar uma olhada, valeu a dica.

    Bjs a todas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário